sexta-feira, 10 de junho de 2016

Sou uma viciada #2

O assunto que me levou a afirmar que era uma viciada :p tinha a ver com comida! Só quem já experienciou um vício, consegue reconhecer os sintomas: o estar sempre a pensar em comer qualquer coisa, o nunca ficar satisfeita, sentir-se triste e irritada quando se começa a cortar no que se come e nas quantidades and so on an on. Não sou de comer em quantidade nas refeições e como até bastante saudável mas quando me ponho a ver TV, há uma voz dentro de mim que se lembra de me recordar tudo o que poderia estar a saborear e não estou. Digo-vos já que esta voz não diz bróculos nem alface...

Devo dizer que nunca fui uma pessoa gordinha e como sou alta, mesmo que tivesse uns quilinhos a mais, não se notava, sorry lool... até que depois da fase de saúde menos boa que referi no post #1, tive que ficar em casa uns meses e algumas das minhas tardes eram passadas a ver séries e a comer bolachas belgas e gelado de morango, usando as bolachas como colheres... whaaaaat?!?!?! True story! Não é de admirar que tenha engordado uns 8 kg ao fim de pouco tempo. Comia sem culpas, só prazer! O que estava a viver era difícil e por isso estes momentos faziam-me feliz, queria lá saber!! Lembro-me que me caiu a ficha, quando uma colega de tratamentos, assim mais cheiinha me disse: Oh Dúvidas estás quase igual a mim, vê lá se tens cuidado! 

Resultado, já não consegui emagrecer como queria, tive mesmo grandes dificuldades, porque todos os dias me apetecia comer belgas com gelado :p e embora não o fizesse, sempre comia porcarias. Pedi ajuda a uma médica que me receitou uns comprimidos que me fizeram emagrecer rapidamente e sem dificuldade, não tinha apetite nenhum, apenas andava sempre nervosíssima e desequilibrada e parei passado uns meses. Estes comprimidos foram, entretanto, retirados do mercado porque podiam levar ao suicídio... muito bom, muito muito bom.

Depois deste emagrecimento rápido, adivinhem o que aconteceu... isso mesmo, voltei a engordar tudo o que tinha perdido e ainda um pouco mais. Nunca mais voltei ao peso inicial e aquele bichinho da comida instalou-se em mim e agora encontro-me aqui, assim, a tentar lutar contra este vício maldito que mata aos bocadinhos e que me faz sentir um pouco fraca, porque me vence mais do que gostaria.

Agora estou a fazer um novo plano alimentar e tenho perdido alguns quilos mas sinto que nunca vou perder aquela vontade de comer (da mesma forma que sentia que nunca ia perder a vontade de fumar) chocolates, biscoitos, iogurtes, pão, geleia, rissóis, tostas mistas, you name it, principalmente depois das 23h quando estou sozinha a ver TV, a sério se soubessem as misturas que faço... quer dizer, de certa forma nota-se bem no meu corpo, não é?!

Agora que tenho uma motivação maior, até sou capaz de emagrecer mas e quando já me sentir bem, será que vou manter? Queria ter uma relação racional com o que como mas julgo que se assim fosse não seria um vício. Queria comer 1 ou 2 gelados por semana e não ter que esforçar-me por não comer todos os dias, queria exagerar num dia mas manter o equilíbrio nos restantes. Tal como com o tabaco, não conseguia fumar 3 cigarros, tinham logo que ser 20, só que estes cortei, mas a comida está sempre ali...

Às vezes penso que se deixei de fumar, bolas, também consigo vencer este vício! Será que com o tempo se tornará mais natural ser equilibrada a comer e o sentir-me em esforço será cada vez menor? Será desta vez? Espero mesmo que sim!

Mas os vícios não ficam por aqui...


8 comentários:

  1. Isso não será ansiedade e o motivo que te "forçou" a estares em casa, ainda estar "mal arrumado"?
    O medicamento seria o Redutil?

    ResponderEliminar
  2. Que tem a ver com ansiedade tenho a certeza mas o problema não porque era mesmo "só" físico e acabei por lidar com ele na altura e nem penso muito nisso.

    Era esse mesmo!! Provocou-me ansiedade nível 20, não vale mesmo a pena tomar

    ResponderEliminar
  3. Há uma página no facebook que o vende. Tenho um familiar farmacêutico que diz que nem pensar em tomar, nessa altura o preço até tinha passado para metade...
    Vou tomar a liberdade de aconselhar uma psicoterapia... acompanhada de nutrição e psiquiatria para medicação sos. beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério, ainda vendem com todos os perigos??? Não vale mesmo a pena!!

      Obrigada pelos conselhos, Pink, mesmo! Por causa da ansiedade já fiz a psicoterapia e tenho os comprimidos SOS, embora já não use há algum tempo, o que é bom sinal. A nutrição estou agora a ser acompanhada e sinto-me mais equilibrada, acho mesmo que se o manter por um período longo talvez resulte.

      Beijinhos *

      Eliminar
  4. Same here!... A solução passa mesmo por não ter essas coisas em casa... Compra fruta, iogurtes, faz gelatina... Falar é fácil, eu sei... Mas é mesmo um disparate comermos tanta porcaria só porque sim!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, não ter as coisas em casa ajuda muito mas mesmo nunca tendo, ia inventar coisas para comer. Agora que estou mais controlada tenho lá uns pacotes de bolachas que comprei para os meus sobrinhos e nem lhes toco, enfim, coisas da cabeça mesmo :p

      Eliminar
  5. Neste momento opto por só ter coisas saudáveis em casa, assim, sempre que tenho estes ataques de fome, tenho de comer ou uma peça de fruta, ou queijo, ou cereais. Fico saciada e acaba por não fazer tão mal!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse passo é, de facto, essencial mas mesmo assim quando aquelas vontades atacam, até porcarias cozinhava, mas ultimamente não, tudo certinho e saudável!

      Beijooooo

      Eliminar