quinta-feira, 16 de junho de 2016

Erros de Português II

O post mais lido de sempre por aqui e que tem mais visitas diárias é sobre Erros de Português. Assim sendo, depois deste gigantesco sucesso (lol), decidi criar outro com aquelas palavras que ouço por aí muitas vezes. Sem crítica, apenas partilha. Se se lembrarem de outras, contem por aqui!!

- Parteleira não é para partir nada, é Prateleira!

Quaisqueres não existe, é sempre Quaisquer, independentemente de ser singular ou plural.

- Não é Vávula nem Vábula, é Válvula.

- Por favor não digam Salxixa, tipo, por favor... Salsicha.

- Algumas vezes ouço dizer A princípio, mas o correcto é Em princípio.

- Promenor também me irrita os tímpanos porque é Pormenor, ok?!

- Quando vou à peixaria/talho e peço duzentos gramas de qualquer coisa, ouço, invariavelmente, de volta: "Então, são duzentas gramas de franguinho, não é senhora Dúvidas?!". Não, não são, porque o grama é do género masculino, são portanto, duzentos gramas. A grama é um tipo de relva.

- Ao dizer as horas ouve-se muito dizer que é meio-dia e meio, o que além de não estar correto, está errado! É, sim, meio-dia e meia, porque significa meio-dia e meia hora, entendido?!

- Outro exemplo que quase põe os meus ouvidos em sangue (eles são sensíveis, ok?!) é a concordância de número com os números (sorry) acabados em 1, exceto o algarismo 1, isto é, 21 ano ou 51 quilo ou 45874581 moeda. A isto, a minha resposta é:


Quando a quantidade é mais do que uma unidade, é sempre plural, não há erro: 21 anos!

- Agora não me lembra do que era para dizer e, ainda bem, porque o correto é não me lembro do que era para dizer.

- Que combustível se usa nos carros que não é gasolina? Gasol, certo? Não, errado, mesmo errado, é Gasóleo.

- "Eu gostava de ter control, agora". Caso me esteja a referir a certos e determinados objetos que se utilizam em atividades "lúdicas", está tudo bem, mas quando estamos a falar de ter Controlo, não devemos dizer Control ou Controle.

- Para terminar, a utilização do termo comer para se referenciar à comida, tipo: "o que é o comer?". Não será melhor substituir por comida, almoço, jantar, refeição, repasto, rango :p, vá lá, há tantas alternativas mais corretas e fofinhas. Vamos lançar o movimento de deixar de dizer "O Comer", parece-me importante no contexto sócio-económico-cultural atual ;).

8 comentários:

  1. Faz tanta falta escrever em bom Português!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se já falar bem faz muita falta e já se ouvem muitos erros, quando se vê escrito, é de fugir. Quanto a mim, a falta de gosto pela leitura, sejam livros, revistas, jornais e até online, é uma das grandes razões. E depois estes erros são perpetuados de geração em geração e é muito difícil melhorarmos.

      Eliminar
  2. A maior guerra que tenho com os meus alunos é o pro e por, eles baralham-se de uma forma ... :(((

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é fácil, não, até porque como se ouve muito, há tendência a pensar que é a forma correta.

      Eliminar
  3. Não nos podemos esquecer que infelizmente em Portugal há uma elevada percentagem de analfabetismo, se é certo que predomina nas pessoas mais idosas, também é verdade que outras faixas etárias mais novas abandonam a escola muito cedo e os hábitos de leitura não são o nosso forte. Mas também já ouvi a uma pessoa com curso superior, isto: "tenho uma ursa no estômago".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já ouvi muitas pessoas com curso superior darem verdadeiras facadas na língua portuguesa, pior, são os professores que formam tantas pessoas e que acabam por espalhar o mal. Acho que os que erram eram a a minoria, mas não sei até que ponto ainda será agora.
      Concordo em absoluto, a falta de hábitos de leitura é um dos grandes motivos e não vejo forma de reverter a tendência.

      Eliminar
  4. A maioria também me fere, o que é bom sinal :) Não estou tão mal assim :P
    Mas algumas acho naturais e até de origem enternecedoras.
    GRAMAS é um desses casos. Lamento "o grama" como medida pode ser masculino mas jamais vais conseguir convencer as milhares de pessoas que ainda vão pedir umas «gramas» de fiambre ao supermercado, para se referir a uma palavra terminada em "a", que ainda por cima tem uma prima verde, a mudar-lhe o género. Ainda que correto.

    Salsicha... jamais escrevo errado mas a pronúncia muitas vezes sai salxixa sim, eheh! Rola mais facilmente para fora da língua. Essa também acho difícil alterar.

    E até tem alguma piada.
    Sem algumas más expressões são como unhas a raspar num quadro, outras são engraçadas. Não nos tornemos nazis, ehehe :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás muito bem ;). Convencer tantas pessoas será tarefa para o século seguinte lol, mas fico contente em uma de cada vez :p. Também não é das que mais me choca.
      Eu sei que é um bocado chato da minha parte, mas levo um pouco a sério esta coisa do português, porque ouvem-se, ainda, muitaaaaaaaas unhas a raspar no quadro (algumas, se calhar, minhas) e enquanto não for menos, acho que devemos todos ser mesmo nazis!!! lol

      Eliminar