segunda-feira, 20 de junho de 2016

A ovelha "ranhosa"

Estou pasma, parva, em choque, sem acreditar, de boca aberta, a babar... Afinal não existe nenhuma ovelha ranhosa, mas sim:


OVELHA RONHOSA


Então, a verdade, é que andei a dizer isto mal a vida toda e não fosse o meu dicionário pessoal (mãe, estou a falar de ti) continuaria o resto da vida. Nunca na minha vida tinha ouvido associar a ovelha à ronha, essa doença tipo sarna. Já tinha ouvido e usado a expressão "estar na ronha", mas nunca pensei que a ovelha andasse metida nestas confusões...



Aposto que da próxima vez que usar esta expressão me vão corrigir. Nem costumo usar, mas a partir de agora vou testá-la e perceber quantas pessoas já sabiam e quantas me vão dizer: "Ronhosa???? Ahahahahahahahah, tens a mania que não dás erros e afinal não percebes nada, é rAnhosa, ouviste, rAAAAAnhosa". 


10 comentários:

  1. Eu sabiaaaa! E olha, tu que tudo sabes, é cupon ou cupão? Camion ou camião? Edredon ou edredão? Bidon ou bidão? :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa!!!! ;) É sempre a segunda opção, cupão, camião, edredão e bidão, a primeira forma é do francês, "francesices", portanto :p. Sei tudo, só que não, mesmo!!

      Eliminar
  2. Ronhosa???!! Não é ranhosa??? LOLOLOL, desta não sabia eu!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois não, já viste!!! Andámos enganadas uma vida toda :p

      Eliminar
    2. E preciso saber das lides do campo :)
      Com a modernização deve-se ter alterado o termo para "ranho"... Mas quem ainda lida com animais aposto que não se engana :)

      Eliminar
    3. Pois, o "ranho" é uma palavra mais conhecida/familiar e ainda por cima adequa-se ao espírito da expressão :p

      Eliminar
  3. Descobri essa há meia dúzia de anos, também eu andei uma vida enganada! Já nem falo no que eu gozei quando ouvi o termo "ronhosa", mas como saiu da boca de alguém que eu tenho como pessoa muito culta, fui pesquisar... olha, tive que engolir a risota ;)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lololol... eu teria tido a mesma reação, não fosse a pessoa que me disse 100% de confiança nestes assuntos. Ainda me disse: "vai ver ao dicionário, tu nunca gostaste de ir ao dicionário!!!!" Para quê se tenho um dicionário que me responde logo :p

      Eliminar
  4. Provavelmente é o que vai acontecer :)
    Já eu, depois dessa explicação, entendi o sentido e não mais vou usar a expressão errada. Sou mais de usar "ovelha negra". Espero que essa não esteja também equivocada, eheh.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lololol... do que eu sei, "ovelha negra" está correta, se calhar as ovelhas negras dos rebanhos têm uma personalidade desviante, não sei, mas uma razão, há de certeza!!

      Eliminar