segunda-feira, 18 de julho de 2016

O terror já mora aqui

Ontem vi o filme 00:30 A Hora Negra, é aquele que mostra a história de quando e como apanharam o Bin Laden. Consegue perceber-se o que é viver em cidades onde acontecem atentados a todo o instante, inocentes são assassinados sem dó nem piedade em nome de quê? Alá ou a religião? Nada disso, o poder e o dinheiro são sempre os motivos. Isto para dizer que o filme acabou, mudei de canal e há atentados em Nice, há golpes de estado na Turquia, a sensação de segurança está prestes a tornar-se uma estranha e eles já conseguiram o que queriam, trazer o terror de lá para cá. Não tive a sensação daquelas situações se passarem numa realidade distante e dificilmente chegarem aqui, já cá estão... Aos poucos vão matando a liberdade e a forma de estar e espírito europeu que  tem por base o respeito pelo próximo (em teoria, pelo menos). Por mais defeitos que a nossa sociedade tenha, será sempre melhor do que estes seres inqualificáveis que não têm qualquer respeito pelo ser humano e se movem por despeito, por inveja, por poder, para querer governar. Como podemos combater isto? Não tendo medo, não lhes querendo mal? É possível depois de tantas atrocidades, é possível dado o caráter aleatório das ações deles, que o é de propósito para matar a paz nas nossas vidas? Poderemos ir a qualquer sitio no mundo sem pensar que estamos a caminhar para um alvo? Parece ter tendência a piorar quantos mais atentados acontecem, já que se vai tornando mais comum, o que dá alguma luz verde aos verdadeiros maluquinhos do mundo que veem esta generalização como uma luz verde para perpetrarem o que tantas vezes lhes passou pela cabeça. Julgo que enquanto não acontecer nada em Portugal, há ainda uma espécie sensação de estarmos um pouco seguros no nosso cantinho, mas será que dura muito?

Parece um discurso algo egoísta porque só falamos do que se passa na Europa, mas, bolas, quem não se quer sentir seguro? Se não entendemos nem conseguimos lidar com o que se passa por cá, como perceber o que se passa tão longe, com sociedades que têm por base princípios tão diferentes dos nossos? Somos muito diferentes, basta pôr um pé num país islâmico tão próximo como Marrocos para se sentir na pele o gigante fosso e para se regressar a adorar todos os defeitos do nosso país, mas o único princípio que é preciso ter comum é o respeito pelo próximo!!

8 comentários:

  1. Queremos e ansiamos cada vez mais por aquela sensação de segurança que cada vez se encontra mais distante..
    Beijinhhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ansiamos, mas infelizmente a tendência é contrária :(. Haja esperança.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Sei muito bem o que nos custou a Reconquista Cristã quando Maomé decidiu que a Península Arábica não lhe chegava em termos de seguidores e recursos.A minha questão , também a nível familiar dado que o meu pai e madrasta pertencem ao uma igreja não Católica sendo o meu Bispo da mesma e eu sendo agnóstica, é sempre a mesma: tu do que é fundamentalista é mau. Não se mata em nome de Buda, Alá ou Deus. Não existem guerras santas, existem guerras de orgulho, e sim, um dia calha-nos. Nós somos pequeninos, agora mais falados pelo futebol calha-nos. Tenho medo mas na altura fujo para o algarve, pois será certamente Lisboa o alvo. O respeito entre islâmicos e cristão ao início deu-se, depois acabou, penso que atualmente, todos nos deveríamos apoiar e respeitar pois existe uma coisa chamada Direitos do Homem e ninguém se lembra. Tão bom é ir rezar um pai Nosso, como é ir a Meca. cada um que se sinta bem. mas como nos sentimos bem se há gente feliz com bombas à cintura?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como bem dizes, isto nada tem a ver com religião, é o poder e o querer dominar de sempre dos Homens e, neste caso, homens mesmo. O que me faz confusão é porque o representante do islamismo não recrimina estas ações? Com certeza, esta religião não defende a morte de inocente. É capaz de ser o único a ter algum poder para pôr travão, mas por algum motivo não o faz ou tal não chega cá.

      Eliminar
  3. A maior vitória que eles conseguem não é tanto as mortes que vão fazendo com as suas acções, mas o clima de medo que conseguem instalar. Embora de forma diferente, todos começamos a ser vítimas desta gentalha, que não respeita a liberdade individual de cada ocidental.
    Embora muitas vezes possamos contestar a doutrina da Igreja Católica, sou uma pessoa muito feliz por poder viver numa zona do globo cujos valores essenciais para a sociedade têm origem na cultura cristã.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo que eles pretendem, instalar o terror com que eles vivem quase desde sempre. Não suportam que a nossa sociedade tenha evoluído, querem matar-nos o mais importante, a nossa liberdade, que é coisa que não têm por lá nem na sua religião.
      Podes crer, digo sempre isso, com todos os defeitos que tem, a sua mensagem é sempre positiva e com respeito ao outro.

      Eliminar
  4. E tens mais um episódio desta vez na Alemanha =(
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está, um idiota afegão deu-lhe na cabeça fazer isto e já é tudo organizado pelo Daesh, daqui a pouco o Daesh diz-se responsável pelas alterações climáticas. Eles querem é ser falados, acho que sem fechar fronteiras nãos e vai lá, infelizmente :(
      Beijinhos

      Eliminar