quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Não podem deixar de experimentar #7

ler este livro - A Inutilidade do Sofrimento


Quem o escreveu? María Jesús Álava Reyes, uma psicóloga espanhola.

E este livro é dirigido a quem? Toda a gente, mas em especial àquelas pessoas sortudas que se debatem com ansiedade, medos, pensamentos negativos, ataques de pânico, assim tudo coisas boas :p. 

Como pode ajudar? O livro descreve exemplos reais de casos tratados pela equipa desta psicóloga, mostra como foram abordados e quais os resultados. Explica perfeitamente como o nosso corpo e mente funcionam perante a ansiedade e medos. Tem um capítulo dedicado a técnicas de como lidar com todas as coisas boas que já falei. Tudo num abordagem muito prática e objectiva.

O livro é, como hei-de dizer... chato de ler? Nada, é super acessível, muito objectivo e cheio de exemplos. Acho que faz muitooooo mais sentido ler o livro todo porque se vão encadeando uma série de ideias e explicações, mas se alguém quiser apenas o capítulo das técnicas, não me importo nada de digitalizar e enviar por e-mail.
Já não chega de perguntas?! Hein?! Não??? ok...

A minha opinião sobre o livro? Abriu-me os olhos para muitas situações que eu entendia como incontroláveis e que afinal não são. Mostrou-me várias coisas que fazia ou pensava, de forma automática, e que só serviam para aumentar os níveis de ansiedade. Ensinou-me a detectar os primeiros sinais de ansiedade e como actuar logo nesse momento, quando é mais fácil e rápido. Ajudou-me a perceber todo o processo do medo (mental e físico) e como todos sabemos, saber é poder...hell yeah!! E, principalmente, ajuda a perceber que é possível lidar com este tipo de dificuldades e chegar à tranquilidade, mesmo que tudo à volta pareça desmoronar.

Se tudo se resolve só por ler o livro? Não... é preciso muito de nós, esforçarmo-nos por valorizar as coisas boas, não desistir nos dias mais difíceis, enfrentar o que nos parece indomável, mas é possível, pode não ser de um dia para o outro, mas acontece. Às vezes nem tudo isso funciona, às vezes precisamos procurar alguém que ajude a desatar o nó dum novelo de anos, mas é possível. E o que sabe bem ganhar desafios que nos pareciam invencíveis...

Já alguém dizia, a coragem não é ausência de medo, a coragem é, mesmo com medo, enfrentar. A ausência de medo é estupidez... ora toma lá!!

17 comentários:

  1. E não é que depois de ler o que escreveste, vou mesmo comprar :) Vou mesmo! Adorei a dica :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A primeira vez que o li pensei que já o devia ter lido há muito tempo. Espero que gostes!! Beijinhos

      Eliminar
  2. Parece-me muito interessante. Vamos precisar de todo o tipo de ajuda para controlar essas coisas todas menos boas:)...já agora se não for abusar da tua bondade, foi muito caro?
    Fazia-me jeito ter um conselheiro assim sempre disponível.
    ♥ Jinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já o tenho há uns anitos mas estive a fazer uma pesquisa e anda por volta dos 16€. Acho que não é barato, os livros, infelizmente não são baratos. E depois da 1ª leitura é mesmo assim que me serve, como um conselheiro, para de vez em quando ir relembrar conceitos. ♥♥♥

      Eliminar
    2. Boneca apenas para sublinhar " a coragem não é ausência de medo, a coragem é, mesmo com medo, enfrentar" é um dos meus lemas favoritos!

      ♥♥♥ Jinho boa noite
      Bom descanso

      Eliminar
  3. Então o livro é para mim, gostei da sugestão e vou tentar, não prometo se não rogas-me uma praga e com razão, estou a brincar, :)

    Faço só uma correcção se me permites, leste o livro na altura certa, os erros cometidos fizeram com que crescesses como pessoa e tornaram-te naquilo que és hoje, :)

    beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este livro é bom para todos. E ajudou-me com toda a certeza :) Bjinhos

      Eliminar
  4. O medo é a maior barreira de ultrapassar. Ainda assim a melhor forma de o fazer é ir contra ele mesmo sentindo na pele os tremores de quem tem medo de enfrentar o seu proprio medo! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A maior delas todas... mas é como dizes fugir nunca é solução e mesmo que tudo no nosso corpo nos mande fugir essa não deve ser a solução. Para mim os principais combatentes são o enfrentar e o humor :)

      Eliminar
  5. Haja coragem para enfrentar os nossos problemas :)

    Boa dica!

    ResponderEliminar
  6. Às vezes precisava de dar uma olhadela nesse livro!!! =P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o que faço agora, vou lá espreitar algumas coisas de vez em quando :))

      Eliminar
  7. Interesso-me muito pela área da psicologia. Há um ano e meio teria sido espectacular lê-lo. Talvez o compre pela altura do Natal, até lá tenho com que me entreter :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também era um curso que adorava ter tirado, gosto de tudo o que tenha a ver com o assunto :)

      Eliminar
  8. Obrigada pela dica, tenho uma filha que sofre por antecipação, provavelmente é um bom livro para ela ler, vou espreitar na Fnac, bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho disso, aliás acho que o pior de tudo é mesmo a antecipação, porque depois as coisas até se resolvem, mas o tempo antes é difícil de gerir. Espero que ajude. Bjinhos

      Eliminar