terça-feira, 28 de agosto de 2012

Alturas



Sou o tipo de pessoa que ficou com o coração acelerado ao ver o Tom Cruise subir a torre mais alta do mundo pelo exterior, no filme IM4. Tenho o género de medo que me faz sofrer de tonturas e ansiedade ao ver no cinema o Amazing Spiderman nos saltos entre prédios. 

Hoje vou atacar o problema de forma diferente. Vou com a terapeuta, por sugestão dela, a um dos sítios que mais confusão me faz por ser muito alto, acho eu muito alto, porque, na verdade, corresponde a um 7º andar. Só sei que mal entro no edifício começo logo a olhar para cima e a ficar ansiosa. Quando me obrigo a ir ao último andar, aí, é a loucura, as emoções e sensações ficam todas atabalhoadas e confusas, o coração bate acelerado, as pernas tremem, as atenções ficam em alerta máxima e tudo no meu corpo grita "Tens que ir embora daqui, vaaaaai!!". E se cedo a esta vontade de ir embora, chego cá em baixo e sinto-me uma tontinha porque, na realidade, nunca estive em perigo, apenas na minha imaginação.

Sei por que isto acontece, conheço bem o processo, reconheço logo os sintomas provocados pelos pensamentos, mas mesmo assim quando estou diante de algo que me provoca medo, todas as emoções aparecem. E foi por isto que decidi procurar ajuda. 

Tenho tratado este medo (e outros) com a técnica EMDR em consultório, mas hoje vou aplicar in situ.

Esta técnica, diz-se, tem resultados rápidos e eficazes em poucas sessões, mas claro que depende muitos factores

A ver como corre...

9 comentários:

  1. Sou muito suspeito em falar sobre este tema porque tenho em parte essa fobia, tinha mais. O grande problema é quando criamos barreiras invisíveis a nós mesmos quando só depende de nós ultrapassar. Recordo há uns bons anos atrás quando ia ao S. João no Porto o "medo" de atravessar a ponte, às vezes era empurrado pelos amigos. Hoje, depois de ter a vontade de ultrapassar esse medo atravesso sem medo e até me rio, os andares ainda me assusta um pouco mas houve um progresso disso tenho a certeza.
    Em relação a ti, tenho a certeza que vais conseguir e vais-te rir disso ainda.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, uma barreira invisível que criamos a nós próprios.

      Fico muito contente por já te rires disso, quando se consegue rir de um medo é porque ele já não tem qualquer poder. Aliás, acho que esta é a arma mais poderosa contra os medos, rir quando as ideias assustadoras nos surgem porque não passam disso, ideias ridículas

      Eliminar
    2. Eu também vou ficar contente quando ultrapassares, mas é engraçado uma coisa sempre tive essa fobia, ainda tenho um pouco em relação aos andares mas nunca tive qualquer receio ou medo em voar de avião. Tiveram mais medo algumas pessoas amigas do que eu, quando andei.

      beijinhos

      Eliminar
    3. Cá para mim, é por não se ter bem a noção das alturas. Não achas?

      Eliminar
    4. Não serei a melhor pessoa para falar, mas no meu caso, desconfio de uma coisa, uma coisa que me marcou para sempre nesse dia, e lembro-me que chorei desde a hora de almoço até altas horas da noite e no dia a seguir, não consegui sair de casa foi o 11 de Setembro. Sempre que estou num prédio alto faço essa associação. Mas é possível que tenhas razão.

      beijinhos

      Eliminar
  2. Olá, gostaria de saber um pouco mais acerca dessa terapia; tenho fobia de águas fundas (no mar fora de pé) e de águas escuras (rio, barragem, etc).
    Adorava conseguir combatê-las.
    Poderia, por favor, indicar-me onde o fazer?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Basicamente, a terapeuta faz com que todas as sensações ligadas à fobia sejam descritas e sentidas por ti em consultório e, ao mesmo tempo, através de movimentos oculares, tácteis ou auditivos faz com que se associem novos significados à experiência.

      Onde fazer depende do sítio onde moras, espreita aqui nesta página: http://www.emdrportugal.com/pt/directorio/grupo/20 ou então fala com algum psicólogo de confiança que te possa indicar alguém.

      Mais alguma dúvida ou questão diz!

      Espero que consigas resolver ou pelo menos melhorar!

      Eliminar
    2. Muito, muito obrigada!
      Vou visitar o link!
      :))

      Eliminar
    3. De nada, MESMO! Como já disse, estou à disposição!

      Eliminar