sexta-feira, 29 de abril de 2016

Meditação e atenção plena



Durante o tempo que li este livro, ou melhor, segui este programa de 8 semanas fui escrevendo algumas notas para me recordar delas em momentos de maior tensão. 

  • Os pensamentos são apenas isso, não são factos
  • Tentar distinguir o que são pensamentos e o que são as sensações físicas associadas
  • Os pensamentos sem estarem acompanhados pelas sensações físicas são muito menos assustadores e intensos, são apenas pensamentos
  • Tentar atuar mais ao nível das sensações e tentar menos ignorar os pensamentos
  • Criar o hábito de apreciar as pequenas e grandes coisas da vida
  • Sair da rotina, nem que seja para dar um passeio de 20 minutos a pé e apreciar o que se vê, ouve e sente.
  • Olhar para tudo com interrogação/surpresa, como uma criança (Ok, esta não é fácil)
  • Aceitar os pensamentos e as sensações como são (nada, nada fácil quando a última coisa que queremos é sentir o que está a acontecer)

Longe de mim achar que sei muito sobre a meditação, sei mesmo muito pouco mas se há algo que senti durante as meditações foi que aquilo que nos perturba tem uma reação imediata no corpo, por vezes o fluxo é o oposto, sem nos apercebermos que uma ligeira alteração no corpo vai gerar angústia. E estes processos estão tão enraizados que é mesmo difícil quebrar com eles. Em mim sinto quase tudo na barriga e em situações mais intensas também nas pernas e braços.

Deixo aqui uma frase da meditação 4 que acho que faz muito sentido:

"A quietude profunda que tanto buscamos não surge porque o mundo está parado ou porque a mente está serena. A quietude é alimentada quando permitimos que as coisas sejam como são, no momento em que estamos"


6 comentários:

  1. O problema é quando esses maus pensamentos alteram hábitos na nossa vida, cirando hábitos maus. Por vezes, os pensamentos são mais fortes e é muito difícil controla-los sem ajuda de um profissional.
    Eu ando muito a pé, caminho imenso, pois ajuda-me muito a relaxar... o problema é à noite, quando as minhas crises de ansiedade me afetam mais... não posso sair de casa assim simplesmente durante a noite.
    Por vezes a minha ansiedade é tanta que, caminho compulsivamente durante um dia inteiro, fazendo apenas pequenas pausas e isso é muito desgastante.
    Não obstante, tens aqui uns ótimos conselhos. parabéns :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, claro, não substitui um acompanhamento, pelo menos em alguma fase de sensações mais intensas, devemos procurar todas as soluções possíveis! Como disse, pode não resolver mas julgo que irá sempre melhorar qualquer coisa, iremos sempre aprender algo mais sobre nós.

      É mesmo desgastante, até porque é um estado de alerta constante, mas irá melhorar a partir de 2f, vais ver ;)

      Beijinho e obrigada, também, pela tua partilha.

      Eliminar
  2. Estes livros são de facto uma grande ajuda, nem que seja para nos fazerem parar e meditar para o rumo que estamos a seguir!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo!! Eu sempre quis fazer meditação mas nunca passei de 3 dias seguidos, exatamente porque queria aprender tudo no momento e por de vídeos na net... asneira, claro!! Através deste livro (ou de outros) é tudo muito bem explicado e compreendido, ajuda a refletir e a ganhar tempo e serenidade no dia a dia.

      Beijinhos :)

      Eliminar