quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Bombons e não só :)

Hoje estive durante a tarde a fazer bombons de chocolate, o que por si só seria uma tarde muito bem passada :))). Melhor, ainda, porque o fiz com uma amiga. O melhor de tudo foi o objectivo, que foi ensinar adolescentes de famílias problemáticas que têm as tardes de férias preenchidas com este género de actividades numa associação da zona.

Os miúdos estavam animados, brincavam, diziam piadas entre eles e participaram mas confesso que o que mais me tocou foi a desconfiança e timidez com que 2 meninas não quiseram participar. Excluíram-se e, embora, nós e as técnicas tentássemos incluí-las nas actividades elas diziam sempre "Não sei" ou "Não quero" e fugiam como se lhes estivéssemos a pedir para fazer algo complicado.

A confiança não se ganha à força mas não imaginam a vontade que eu tinha de lhes poder dar essa confiança nelas próprias, mostrar-lhes que os limites somos nós que os impomos. Dizer-lhes para se divertirem, aproveitarem e deixarem para trás, nem que fosse por umas horas, todas as dificuldades. São sempre estas pessoas que tenho mais vontade de conhecer e de me aproximar, as que percebo que se afastam porque não sentem confiança, não querem falhar e fogem, sem ainda perceberem que a única forma de ganhar confiança é esticar e testar os limites e fazer aquilo que pensamos não conseguir fazer. Sei bem o que é não ter confiança e parecer-me impossível fazer algo, mas também sei o que é dar um salto de fé e o bem tremendo que nos faz à alma chegar ao outro lado. 



Não posso acabar o post sem falar dos bombons, não fazia ideia do simples que é. As receitas que a minha amiga escolheu foram tão bem recebidas que todas as técnicas estavam já a pensar fazê-los no fim de semana com os filhos. Se o fizer deixarei fotos, mas com o aproximar do Natal, não sei se consigo, mas o link deixo aqui para verem como é fácil e ficam deliciosos. 



8 comentários:

  1. Ena, que bom terem estado "lá" para esses jovens! E eles gostaram da experiência?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que sim, pelo menos participaram e pareciam estar a gostar. Hoje vão fazer sem nós as 2 para oferecer à família.

      Eliminar
  2. Que gesto tão nobre e fiquei sem palavras, :)

    beijinhos

    PS: prometo depois um comentário à altura desta experiência maravilhosa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que fizemos foi tão pouco, gostava de fazer muito mais se houvesse oportunidade. Beijinhos

      Eliminar
  3. É tão bom podermos partilhar com essas pessoas a felicidade por breves momentos. O problema é que muitas vezes eles estao tao embrenhados na dificuldade do seu dia a dia que para se despegarem dela é complicadissimo e por vezes ingrato para quem o tenta fazer.

    Mas força! A fé move montanhas! Querer é poder.

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Disseste tudo!! Importante é ir fazendo mesmo sabendo que é tão pouco em comparação com as realidades dos pequenos.

      Beijinhoooooos :)

      Eliminar
  4. O pouco e o simples transforma-se em muito :D tenho pena que os jovens não gostem de arriscar, tenham medo de experimentar com medo de falhar, e são esses que precisam mais de ajuda. Eu acho que fazes bem apostar nesses, porque na vida é mesmo assim, temos de arriscar, ver os nossos limites e concluirmos que nada é impossível.

    E manda lá bombons para nós sim?! :D [pensando bem,é melhor não é muito açúcar!:D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, são os que mais precisam de nós e de mais atenção. É pena a confiança não ser mais fácil de interiorizar.

      Ficaram tão bons e é tão fácil, isso é que assusta :p

      Eliminar