quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Calar-se ou não, eis a questão!



Cada vez mais me convenço que quem tem a última palavra é quem consegue parar uma discussão ou desentendimento, optando por não responder mais nada. Isto é o mesmo que dizer que quem inicia o silêncio é quem tem o poder.

Isto parece fácil, mas não é, e é ainda mais difícil é para quem tem sempre as emoções à flor da pele, como eu.

Quando, numa discussão, uma das pessoas se cala e deixa de argumentar, está a mostrar que já nem lhe interessa expor o seu ponto de vista nem ouvir o do outro. Está a expressar que o que a outra pessoa pensa da sua opinião não lhe interessa e afasta-a dessa partilha. Não acontece numa atitude de submissão e de dar razão ao outro, pelo contrário, tem a certeza que tem a razão do seu lado e, a partir daí, não perde mais tempo nem a falar nem a ouvir.

Por outro lado, poderá ser a pessoa mais madura a que consegue percebe que ali é impossível chegarem a acordo e, antes, que a situação azede, prefere engolir o orgulho e parar.

Tenho, ainda, algumas dúvidas que seja sinal de inteligência, maturidade ou de desinteresse puro ou, se calhar, é tudo junto! Claro que os desentendimentos não duram indefinidamente, mas o ideal é quando as pessoas chegam a um acordo, conseguem perceber o que o outro sente e alteram os seus comportamentos. Ok, provavelmente, é ilusão minha querer que todos os desacordos acabem em beijos e abraços, mas, também, não considero que desistir seja uma forma saudável de resolver uma discussão.

Mas que gostava de ter mais vezes esse poder, gostava!

E vocês, pessoal do mundo, ficam com a última palavra ou oferecem-na ao outro? ;)

7 comentários:

  1. Tocas num ponto delicado, desde já os meus parabéns. Em qualquer relação é sempre necessário haver comunicação de ambos os lados, quando não há temos um problema, a falta de diálogo e a incapacidade de ouvir resulta disso mesmo. Não sei se com a idade a pessoa muda mas só depende dela mudar.

    No meu caso, não deixo a meio e acima de tudo ouço até ao fim, infelizmente já não posso disser o mesmo.

    beijinhos e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que a idade, ou melhor a experiência, dá para melhorar um bocadinho mas há traços que são inalteráveis. Mas é o que dizes, só se a pessoa quiser é que muda!

      Mas ouvirem-se, mesmo ouvirem-se, é fundamental em qualquer relação!

      bjinhos

      Eliminar
    2. A idade não sei, passados 20 anos as pessoas dizem ainda: eh pá não mudas agora penso que a experiência ajuda e muito. Às vezes tem de haver um distanciamento entre as pessoas mas momentâneo depois a vontade em voltar a falar, tirar conclusões e pedir desculpas.
      Infelizmente vejo que muitos casais ficam a meio.

      beijinhos e bom fim-de-semana.

      Eliminar
  2. Gosto do blogue. Eu dou a palavra para depois o outro criar silêncio e eu dou uma patada final que ainda põe o outro mais calado. Concordo com o que a somente EU diz :)

    DESBOCADO!
    http://comentadordesbocado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :)

      Isso é ter o poder a dobrar! :P Nem sempre fácil de conseguir, acho que é preciso algum distanciamento, não?!

      Eliminar
  3. Tenho muita dificuldade em aplicar na prática aquilo que me foram sempre dizendo os mais velhos; queres ter razão ou ser feliz?
    Quero ambos!

    ResponderEliminar